icvl logo
Pesquisa...  
Slide 1 - PT
Slide 2 - PT
Slide 3 - PT
Slide 4 - PT
Slide 5 - PT

Historial

Os activos de carvão do Grupo ICVL estão situados na Província de Tete, Moçambique.Os activos de carvão do Grupo ICVL estão situados na Província de Tete, Moçambique.Os referidos activos de carvão são detidos por 2 (duas) sociedades constituídas em Moçambique: "Minas de Benga, Lda" (“MBL”) e "ICVL Zambeze, Lda" (“IZL”).
A MBL detém uma mina de carvão em operação (mina de Carvão de Benga) sob a Concessão Mineira 3365C, localizada no Distrito de Moatize, Província de Tete, Moçambique.


A IZL detém a Concessão Mineira 4695, localizada em parte na cidade de Tete, Província de Tete, e parte no Distrito de Moatize, Província de Tete. Existem também quatro (4) outras Concessões Mineiras detidas pela IZL localizadas na zona este de Tete.

Tanto a MBL como a IZL são, em última instância, detidas por uma joint venture indiana (denominada "International Coal Ventures Limited"), que compreende três (3) accionistas, todas empresas públicas fabricantes de aço na Índia (a SAIL; a NMDC; e a RINL), que são empresas do Governo da Índia.

O Projecto da mina de Carvão de Benga é uma mina a céu aberto que começou a minerar no final de 2012. Possui uma planta de manuseamento e processamento de carvão (denominada “CHPP”) de última geração. A CHPP foi desenhada para processar 5,3 MTPA de carvão run-of-mine (ROM). A mina de Benga em operação tem reservas comprovadas de 236 milhões de toneladas de carvão.

O carvão ROM é lavado no CHPP para produzir três produtos de carvão: Carvão de Coque/Metalúrgico (HCC) com 10% a 13,5% de cinzas; Carvão Térmico (TC) com 27,5% a 28% de cinzas, e; Carvão de baixo valor calorífico (carvão de categoria energética) com 50% a 60% de cinzas. Além disso, existem rejeitos de carvão gerados a partir da CHPP que também têm um bom valor térmico.

Os produtos de CHPP, Carvão de Coque/Metalúrgico, Carvão Térmico e Carvão de baixo valor calorífico são produzidos idealmente na proporção de 35:10:50, com 5% de rejeito de carvão.O carvão de Coque com 13,5% de cinza é exportado para a Índia para consumo pelas empresas promotoras (SAIL; NMDC; e RINL) em siderúrgicas.

O carvão de Coque produzido na CHPP é transportado por caminhões até o ramal ferroviário sito a cerca de 15 km da CHPP. Aí o carvão é carregado em comboios da propriedade da empresa e transportado até ao porto da Beira (através da Linha Férrea de Sena) a uma distância de cerca de 590 Km. A MBL possui uma frota de 15 locomotivas e 310 vagões com capacidade média de transporte de 62 toneladas para transporte de carvão da mina até ao porto. A frota de locomotivas e vagões é capaz de transportar mais de 1,6 milhões de toneladas de carvão por ano.

No porto da Beira, o Terminal de Carvão, TCC-8, é usado para carregar carvão em navios do Cais 8. A avaliação actual da capacidade do TCC-8 é de 6 MTPA. Beira é um Porto de marés e tem baixo calado de cerca de 9,5 metros. Este facto cria uma restrição no tamanho da embarcação e a navegação fica restrita aos dias de maré alta.

Contactos

Endereço: Av. 24 de Julho, nº 1123, 4º Piso
Maputo, Moçambique

Telefone: +258 21 34 36 00

Email: info@icvl.co.mz

icvl logo footer

© 2021 ICVL
Todos Direitos Reservados.

Desenho e Implementação: DotCom, Lda